NATALIE PORTMAN
Natalie Portman é seu nome artístico. O nome verdadeiro ela mantém em segredo para poupar a família de aborrecimentos. Há outros segredos por trás deste belo rosto. Poucos sabem o quanto Natalie é inteligente. Ela fala fluentemente inglês, hebraico, francês, alemão, japonês e espanhol. Ademais, tem vida acadêmica que considera tão importante quanto atuar. Foi aceita em Harvard, onde formou-se com louvor em psicologia.
Tanto talento nasceu em 1981, na cidade de Jerusalém, Israel. É filha única de (ironicamente) um médico especializado em fertilidade. A mãe é dona de casa. Mudou-se para os EUA em 1984, mas seus pais só fixaram residência definitiva em Nova York, 1990. Com isso ela cresceu sem amigos e apegada a família. E foi em Nova York que Natalie atraiu atenção do mundo da moda. Entretanto, recusou convites para ser modelo. Aos 11 anos preferia ser atriz. Pediu para os pais arranjarem testes para cinema e teatro.
E assim Natalie conseguiu seu primeiro filme: O Profissional (1994) de Luc Besson. Ela deu muita credibilidade ao papel da filha adotiva de um assassino profissional (Jean Reno). Seu talento nato chamou atenção da mídia. Trabalhou em papéis pequenos com vários diretores consagrados. Incluindo Fogo Contra Fogo (1995) de Michael Mann, Todos Dizem Eu Te Amo (1996) de Woody Allen e Marte Ataca! (1996) de Tim Burton.
Desde o começo buscou interpretar personagens inteligentes e determinadas – reflexos de sua personalidade. Recusou diversos papéis, incluindo a refilmagem de um de seus filmes e livros preferidos: Lolita (1997), de Adrian Lyne. Na época alegou não estar pronta para cenas de sexo. De fato, ela evitou personagens sensuais durante muito tempo. Algumas fontes afirmam que Natalie recusa cenas de sexo para não constranger os pais. Apesar dessa restrição, sua beleza e carisma conquistaram fãs.
Mas ela só atingiu o estrelato graças a George Lucas e a nova trilogia Star Wars. Interpretou a Rainha Amidala, esposa de Darth Vader, nos episódios I (1999), II (2002) e III (2005). Tornou-se mundialmente conhecida, mas sua atuação foi mal recebida. É preciso entender que Lucas sempre propôs um cinema inocente, incluindo as atuações. Apesar do imenso sucesso da trilogia, Natalie atualmente foge das superproduções. Inclusive, em entrevistas recentes, mostrou-se cansada da fama de menina comportada.
Talvez isso explique sua atuação (vencedora do Oscar) como stripper em Closer (2004). Foi seu primeiro papel realmente sexy. Já seu último filme é um retorno às raízes judaicas: Free Zone (2005) de Amos Gitai. Seus próximos trabalhos são promissores. Ela está na nova produção dos irmãos Wachowski, V de Vingança. É a protagonista de Goya´s Ghosts, novo filme de Milos Forman. Por fim, participará de Paris, je t'aime, de Olivier Assayas. Como se vê, sua vida profissional está a pleno vapor. Mas e a vida amorosa? É um segredo tão bem guardado quanto seu nome...
Filmografia vista
Free Zone (idem, 2005, de Amos Gitai) - **
Star Wars – Episódio III (idem, 2005, de George Lucas) - ***
Closer – Perto Demais (Closer, 2004, de Mike Nichols) - *
Cold Mountain (idem, 2003, de Anthony Minghella) - 0
Star Wars – Episódio II (idem, 2002, de George Lucas) - **
Star Wars – Episódio I (idem, 1999, de George Lucas) - **
Marte Ataca! (Mars Attacks!, 1996, de Tim Burton) - **
Todos Dizem Eu Te Amo (Everyone Says I Love You, 1996, de Woody Allen) - *** ___________________________________________________________
Marcadores: Musa da Semana, Natalie Portman
<< Home