quarta-feira, janeiro 18, 2006

RACHEL McADAMS


Poucas pessoas sabem que esta atriz é canadense - nascida numa cidade pequena de Ontario em 1976. Na verdade poucas pessoas sabem quem é Rachel McAdams, uma situação que logo deve mudar. Filha de um caminhoneiro e uma enfermeira, Rachel quando criança competia em patinação no gelo. Mas logo decobriu sua vocação - o teatro. Aos 13 já estrelava adaptações de Shakespeare para colegas da escola. Segundo pessoas próximas o teatro ainda é sua paixão, independente da carreira no cinema.

Apesar do talento precoce, ela não sentia confiança em si mesma como atriz. Foi preciso incentivo de professores e familiares para escolher e se formar em teatro na York University. Foi uma decisão acertada pois ganhou prêmios e chamou a atenção em várias peças e filmes estudantis que participou neste período. Após a faculdade participou de outras peças e começou a estrelar alguns filmes canadenses (não, nenhum dirigido por David Cronenberg infelizmente), sem muita repercussão.

Numa decisão corajosa, decidiu se arriscar em Los Angeles, EUA. Ou simplesmente Hollywood. Deu certo - em termos. Conquistou rapidamente o principal papel feminino de Garota Veneno, onde contracena com o "comediante" Rob Schneider. No filme ela faz uma patricinha chata que troca de corpo com seu jardineiro e... bem todos têm que começar de algum lugar, certo? De fato, infelizmente quase todos os filmes que ela fez após este receberam pouco respeito de críticos e cinéfilos mais tradicionais. Uma pena porque alguns desses filmes são realmente muito bons! Entretanto, Rachel McAdams sempre passa incólume em qualquer produção que participa - prova incontestável de seu talento.

Seu segundo filme nos EUA foi Meninas Malvadas, outra vez no papel de uma patricinha malvada, odiosa e detestável. Um papel tão forte que roubou a atenção da protagonista do filme - Lindsay Lohan - um feito nada fácil, diga-se de passagem. Depois estrelou o subestimado Diário de Uma Paixão, romance choroso dos bons. Neste filme fez uma patricinha adorável, apaixonada por um sujeito bronco e pobre. No ano seguinte, em 2005, interpretou outra garota dos sonhos adorável, a filha de um senador conservador em Penetras Bons de Bico. Seu sorriso converte o cafajeste de bom coração vivido por Owen Wilson nesta ótima comédia grosseira, que fez um estrondoso sucesso de bilheteria.

Ainda no mesmo ano segurou as pontas do surpreendente Vôo Noturno, suspense dirigido por Wes Craven. Num papel e num filme bem diferente, ela convence o espectador o tempo todo como mulher forte (mas traumatizada) que desafia uma conspiração terrorista. Outro sucesso de bilheteria. Qualquer outra atriz aproveitaria para capitalizar este sucesso buscando novos papéis principais em produções de maior prestígio. Ela preferiu se contentar como coadjuvante no natalino Tudo em Família, recentemente lançado em nossos cinemas. Novamente rouba a cena outra vez no papel de uma garota venenosa que não dá sossego para a pobre Sarah Jessica Parker.

Apesar dos papéis parecidos, uma conferida atenta mostra a versatilidade desta surpreendente e míuda (1,65 m.) atriz. Ela se dá bem em qualquer gênero e consegue acrescentar sutilezas diferentes aos papéis, mesmo os aparentemente repetitivos, como o de patricinha por exemplo. A garota tem futuro, não tenha dúvida. Ela só precisa de um papel realmente desafiador, de preferência dirigida por um cineasta tarado e pervertido. Brian DePalma, cadê você?

Filmografia vista

Tudo em Família (The Family Stone, 2005, deThomas Bezucha) - **
Vôo Noturno (Red Eye, 2005, de Wes Craven) - ***
Penetras Bons de Bico (Wedding Crashers, 2005, de David Dobkin) - ***
Diário de Uma Paixão (The Notebook, 2004, de Nick Cassavetes) - ***
Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004, de Mark Waters) - ** ___________________________________________________________

Marcadores: ,