terça-feira, janeiro 17, 2006

FILME: Elefante


Elefante (Elefant, 2003, de Gus Van Sant) - ****

Finalmente revi o filme que para mim foi o melhor visto em 2004. Na revisão Elefante não perdeu nada de seu frescor e relevância. Na época em que o vi pela primeira vez o impacto talvez tenha sido maior por não esperar nada de um cineasta que sempre considerei um picareta. Agora tenho uma certa obrigação de tentar ver os filmes mais antigos de Gus Van Sant, como Drugstore Cowboy e Garotos de Programa, com fama de serem realmente bons.

Elefante é inspirado no caso Columbine, quando dois garotos armados atiraram e mataram vários colegas e professores do colégio em que estudavam. Mas o filme não é de forma alguma uma reconstituição "baseada em fatos reais", como Hollywood gosta de nos empurrar todo ano. Van Sant preferiu uma abordagem seca, desdramatizada desses eventos, filmados com uma câmera que lembra ora Kubrock, ora Antonioni.

O filme é composto por diversos planos-sequência acompanhando as atividades diárias de alguns desses alunos minutos antes do tiroteio começar. A montagem também é não-linear, alternando eventos e as vezes mostrando outra vez uma cena, mas com o ponto de vista de outro personagem. Graças a recursos assim Vant Sant nos deixa em dúvida o tempo todo sobre o significado des cena cena ou daquele personagem. Por isso Elefante foi criticado na época por não ter um ponto de vista claro sobre o que aconteceu em Columbine, com uma mensagem do tipo "é a violência da TV" ou "foram os valentões do colégio". Mas essa é a força deste longa-metragem, que tanto pelas informações que revela como pelo que oculta de seus personagens nos força a pensar (eu sei, pensar dói no começo, mas depois passa) e a refletir sobre tudo que compõe o universo daquele colégio e o que pode ou não ter causado essa tragédia. Só que claro que nenhum de nós vai descobrir a solução mágica que impedirá novos Columbine. Mas estamos raciocinando e isso já é um começo.

Mas não vamos ser ingênuos. Gus Van Sant tem sim um ponto de vista sobre os acontecimentos em questão, ele apenas não os impõe pro espectador. De certa forma Elefante é a ferramenta que obriga o público a buscar seu próprio ponto de vista sobre o acontecimento. Revendo o filme penso que Elefante mostra que cada ser humano tem sua visão de mundo. Mas são muitas pessoas e muitas visões de mundo. Isso significa as vezes que essas visões se esbarram de maneira violenta. Outras vezes elas tem seus carinhosos pontos de contato, como uma menina beijando um garoto chorando ou pai e filho quase abraçados, aliviados de terem escapado com vida de uma tragédia.

Há muito mais a ser dito, mas basta no momento. Quem quiser ler mais sobre o que penso desse filme pode ler a crítica que escrevi pro Plano a Plano na época que vi o filme. Clique aqui. ___________________________________________________________

Marcadores: , ,