terça-feira, janeiro 10, 2006

FILMES: Os Produtores / Primavera Para Hitler


Os Produtores (The Producers, 2005, de Susan Stroman) - ***

Primavera Para Hitler (The Producers, 1968, de Mel Brooks) - **


Há momentos em que você tem que ser honesto consigo mesmo. Pois bem, eu gostei mais da refilmagem Os Produtores que da versão original Primavera Para Hitler. Aliás, nem sei se isso se qualifica como refilmagem, já que antes de mais nada Os Produtores é adaptação do musical da Broadway (inspirado no filme original, que não era um musical).

É verdade que o original tem momentos insuperáveis (e deve ter tido uma importância e impacto em sua época que o novo jamais conseguirá repetir). Talvez as cenas mais engraçadas de Primavera Para Hitler sejam com L.S.D. (Dick Shawn), o ator hippie escalado para viver Hitler na peça absurdamente ruim que os picaretas Max e Leo (Zero Mostel e Gene Wilder, respectivamente) produzem para fraudar seus investidores. Ademais, Wilder é muito melhor como Leo que Matthew Broderick na nova versão. Além disso, Os Produtores força a barra para dar um final feliz aos vigaristas, coisa que não acontecia no original.

Só que achei Primavera Para Hitler um filme muito envelhecido, talvez não no senso de humor, mas como cinema mesmo. Brooks tinha pouco jeito com a câmera na época e isso fica dolorosamente claro hoje. Não que Os Produtores seja perfeito. A diretora Stroman mostra pouca experiência com a câmera também. Na maior parte do tempo a câmera imita o ponto de vista de uma platéia no teatro (recurso que quando usado direito fica interessante, como no Crime Delicado do Beto Brant), o que parece preguiça dela e cansa as vezes.

Mas ela também mostra que sabe usar a largura da tela (formato é 2.35:1), num espetáculo visual muito bonito. Ademais, os números musicais e os diálogos são inspirados e muito engraçados. Nathan Lane é ótimo como Max e muitos coadjuvantes como Will Ferrell (o nazista autor da peça) e a deusa Uma Thurman (como a "atriz" Ulla) roubam a cena. Difícil até dizer qual número musical é o melhor. Eu me diverti pra caramba. ___________________________________________________________

Marcadores: , , , ,