domingo, janeiro 15, 2006

QUADRINHOS: WE3 - Instinto de Sobrevivência


WE3 - Instinto de Sobrevivência (WE3, 2004/2005, de Grant Morrison e Frank Quitely) - ****

O escocês roteirista de Quadrinhos Grant Morrison quase sempre consegue fazer trabalhos absurdamente geniais e exóticos, em cima de historinhas clássicas, fórmulas já consagradas. Ele consegue ser surreal e tradicional ao mesmo tempo, qualidade que divide fortemente opiniões dos leitores de HQs. Pessoalmente, acho o trabalho do homem (quase sempre) genial. Uma coisa legal neste WE3 - Instinto de Sobrevivência é que ele se juntou a um desenhista tão louco quanto ele, o também escocês Frank Quitely (antes trabalharam juntos em Novos X-Men). Com total liberdade criativa, o resultado só podia ser uma obra-prima. Acho difícil uma História em Quadrinhos melhor que essaser lançada em 2006.

WE3 é uma minissérie em três edições, originalmente publicada entre os anos de 2004 e 2005. Aqui no Brasil foi lançada pela Panini num volume só, uma edição quase perfeita (o trabalho de cores deixa um pouco a desejar neste volume brasileiro). A história beira o ridículo. O exército americano junto com cientistas criou três animais - um cão, um gato e um coelho - com armaduras cibernéticas, para usá-los como poderosas armas de guerra. O coelho é especialista em explosivos, o cão é um supertanque de guerra (incluindo misséis terra-ar e aparentemente munição infinita) e o gato é uma espécia de ninja assassino cibernético (veja a foto de novo).

No começo a missão deles é matar secretamente ditadores que os EUA não gostam. Porém quando o trio vai ser eliminado já que sua tecnologia está obsoleta comparada com outras bichos ciborgs sendo desenvolvidos eles se revoltam e escapam do laboratório. É uma longa sequência (6 páginas divididas em 18 quadrinhos cada) de desenhos fantásticos, onde cada quadrinho equivale a uma câmera de segurança do laboratório. Enquanto fogem são perseguidos por muitas ameaças diferentes, como o leitor vai descobrir. São cenas e cenas de ação de tirar o fôlego, tamanha é a segurança e inovação de Quitely na arte.

Mas também é uma história tocante de três animalzinhos perdidos e sem lar. Na verdade WE3 copia descaradamente a estrutura de todos aqueles filmes de animais (geralmente produções Disney) tentando voltar pra casa. Com a diferença que o trio nem sabe direito o que significa a palavra "casa". Ah, esqueci: graças a tecnologia das armaduras, os bichinhos sabem falar. Mas Morrison não comete o erro de tornar os animais muito inteligentes. Eles continuam animais que basicamente só se expressam em palavras simples: comida, bom/mau, perigo. Mas é incrível como apesar desse vocabulário limitado Morrison consegue dar voz, personalidade, humanidade e uma universalidade aos sentimentos de cada um deles. Muito embora o coelho seja o mais difícil de entender, já que é o menos inteligente dos três e o que mais tem dificuldade com as palavras. Só entendi algumas de suas ações ao longo da história relendo WE3 várias vezes. Mas não considero isso uma falha, pelo contrário, mas uma das muitas decisões acertadas de Morrison no roteiro.

O contrário ocorre com os personagens humanos, desenhados de forma desumana (você quase não vê os rostos deles) e seus diálogos são prolixos, vagos, ambiguos, cheios de segundas intenções. Morrison está do lado de seus animais e sua luta por liberdade, não tenham dúvida. Mas não cai no maniqueísmo: os militares se preocupam muito com a possibilidade de morte dos civis e perdas desnecessárias de soldados envolvidos na caçada.

Por fim, apesar de sua estrutura quase previsível (basicamente uma única cena de perseguição e luta com intervalos) WE3 - Instinto de Sobrevivência desenvolve com muita propriedade temas como direitos dos animais, perigos da tecnologia bélica, excessos da política americana no mundo, família e amizade. Enfim, uma História em Quadrinhos fantástica.

Para os curiosos, eis um link para uma outra crítica . E link para entrevista com Grant Morrison. ___________________________________________________________

Marcadores: , , ,