quarta-feira, janeiro 11, 2006

UMA THURMAN


Uma Karuna Thurman nasceu nos EUA em 1970. Filha de uma modelo sueca e um monge budista (!) era, acredite se quiser, considerada feia na escola. Por dois motivos: era sempre a maior da classe (atualmente mede 1,83 m.) e seus pés de canguru sempre chamaram a atenção. Evidentemente seus colegas de classe eram cegos e loucos.

Quando cresceu, essa beldade mudou-se para Nova York para tentar carreira de atriz. Lá foi descoberta como modelo também. Seu jeito de garota comum, sua ascendência européia e seu misto de inocência e sensualidade impulsionaram sua carreira em papéis como a deusa Vênus em As Aventuras do Barão Munchausen e, principalmente, como uma das vítimas dos jogos de sedução em Ligações Perigosas.

Em seguida fez filmes polêmicos como Henry e June, suspenses como Jennifer 8. Mas só explodiu mesmo em Pulp Fiction de Quentin Tarantino. Contracenou com John Travolta em uma das cenas mais marcantes do cinema nos anos 90: uma dança pra lá de erótica, apesar de sequer encostar o corpo em Travolta.

Depois fez bombas como Os Vingadores, Batman e Robin e filmes interessantes como Gattaca. Mas foi novamente pelas mãos de Quentin Tarantino que Uma Thurman fez seu melhor papel até hoje: a terrível Noiva, de Kill Bill Volume 1 e 2. Bom lembrar que o papel foi parcialmente criação dela também. Um papel completo: guerreira, assassina, amante rejeitada e mãe. O dois filmes exigiram dela desempenho físico em cenas de ação tanto quanto comédia e até algumas doses de canastrice bem empregadas.

Para os sonhadores, essa atriz linda voltou a ficar solteira. Seu casamento de longa data com Ethan Hawke, com quem teve dois filhos, acabou em 2004, após descobrir que ele estava de caso com uma modelo. Evidentemente ele também é cego e louco. Assim como nós cinéfilos (bom, pelo menos os homens) também somos loucos, mas por ela.

Filmografia vista

Os Produtores (The Producers, 2005, de Susan Stroman) - ***
Bee Cool (idem, 2005, de F. Gary Gray) - 0
Kill Bill - Volume 2 (idem, 2004, de Quentin Tarantino) - ****
Kill Bill - Volume 1 (idem, 2003, de Quentin Tarantino) - ****
Poucas e Boas (Sweet and Lowdown, 1999, de Woody Allen) - ***
Gattaca (idem, 1997, de Andrew Niccol) - **
Batman & Robin (idem, 1997, de Joel Schumacher) - 0
Pulp Fiction (idem, 1994, de Quentin Tarantino) - ****
Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons, 1988, de Stephen Frears) - ****
As Aventuras do Barão Munchausen (The Adventures of Baron Munchausen, 1988, de Terry Gilliam) - ?, sei lá, mal lembro desse filme. ___________________________________________________________

Marcadores: ,