sexta-feira, maio 16, 2008

04.11 Cabin Fever

(Paul Edwards, 2008)

SPOILERS: Poucos episódios nesta temporada foram mais representativos do que está ocorrendo em LOST do que este aqui. O seriado se encontra numa encruzilhada, tentando se livrar de problemas antigos e driblar os novos que surgirem pelo caminho. Ou indo ao que interessa: como, nesta altura do campeonato, fazer um episódio composto dos bons e velhos flash-backs sobre um dos personagens mais queridos da série– John Locke – sem repetir a ladainha de sempre (seus problemas com papai)?

A solução encontrada é simples e eficiente: encaixar novos mistérios no passado de Locke, especificamente sua infância e adolescência. Funciona. Cabin Fever está repleto das cenas misteriosas e sinistras que fazem a alegria de fãs como eu. Pena que esses trechos não tenham uma conexão narrativa maior, só temática. Basicamente são testes de vida, nos quais Locke foi aprovado em alguns (os de sobrevivência) e reprovado em outros (os espírituais).

A inesquecível cena final do episódio – já na Ilha – apenas deixa Locke diante de outra prova, fazer o impossível: mover a Ilha (de lugar? De época? Ambos?). De certa forma, é a própria série quem está diante de um teste: fazer os espectadores se interessarem em saber nas próximas temporadas onde essa Ilha vai parar.

O novo Dalai Lama? – Locke é testado:

Marcadores: , , , ,