quarta-feira, abril 30, 2008

01.01 Smoke Gets in Your Eyes

(Alan Taylor, 2007)

Mad Men é uma história de sucesso. Seu criador, Matthew Weiner, escreveu em 1999 o roteiro do primeiro episódio, Smoke Gets in Your Eyes. David Chase (criador de Família Soprano) leu e ficou tão impressionado que o contratou. Como roteirista, Weiner trabalhou em episódios excelentes como Kennedy and Heidi, talvez o melhor da última temporada. Após o final de Família Soprano, Weiner tornou Mad Men realidade no canal AMC. Aqui no Brasil, o programa está sendo exibido semanalmente pela HBO.

SPOILERS: Quando o episódio começa, vemos a nuca de um homem. Quem é ele? Nós descobrimos que seu nome é Don Draper (Jon Hamm, magnífico), um bem-sucedido publicitário trabalhando em Nova York no ano de 1960 – quando todo mundo fumava e bebia muito. A pergunta, entretanto, persiste: quem é Don Draper?

Bom, Don é herói de guerra, parece um galãs dos anos 50, namora uma beatnik (apesar dele ter valores conservadores) e defende sua nova secretária dum colega grosseiro – a expressão “assédio sexual” ainda não existia. Ele até se esquiva dum flerte da novata agradecida. Contudo, nada disso responde a questão do parágrafo anterior. Afinal, deveria ser ótimo ser Don, mas seus olhos traem uma certa vulnerabilidade interior. A resposta talvez apareça no fim do dia, quando descobrimos que Don é casado e pai de duas crianças.

O episódio termina com ele observando os filhos na companhia da esposa, numa imagem que sugere o quanto seu lar é um refúgio contra as pressões do serviço e dum futuro incerto. Pois em alguns anos tudo que Don conhece vai mudar – o papel das mulheres no mercado de trabalho, a imagem dos cigarros e bebidas e mais uma porção de coisas que fazem parte do seu modo de vida. Talvez seja ótimo ser Don, mas não deve ser fácil.

Peggy, a secretária nova:

Marcadores: , , ,