sexta-feira, março 28, 2008

The Office (US) – 1º ano

(Greg Daniels, 2005)

Em princípio, o que prende minha atenção numa série de TV? Vejamos a sitcom The Office, um remake duma ótima mini-série inglesa de mesmo nome. Assim como sua matriz britânica, os episódios são falsos documentários (incluindo entrevistas) acompanhando o dia-a-dia dum escritório. A primeira temporada da versão americana – com apenas seis episódios – não é lá essas coisas. Porém, uma coisa me encorajou a continuar assistindo: os personagens. Com um quarteto de protagonistas tão bacana, é difícil abandonar o programa.

São eles: o chefe inconveniente e imaturo Michael (Steve Carell); o nerd puxa-saco Dwight (Rainn Wilson); e seu rival Jim (John Krasinski), platonicamente apaixonado pela recepcionista Pam (Jenna Fischer). Muito do humor da série nasce das situações constrangedoras que Michael cria no escritório ou das pegadinhas que Jim e Pam aprontam com Dwight. Os quatro são bons o bastante pra garantir muitas risadas neste primeiro ano, cujos roteiros estão sem foco, ainda construindo uma identidade pro seriado.

Entretanto, diferente da maioria das sitcoms, os dilemas pessoais dos personagens são levados muito a sério. Muitas vezes é fácil esquecer que estamos vendo uma comédia (nem há gravações de risadas acompanhando as piadas). Nesses seis episódios iniciais aprendemos pouco sobre eles, mas o suficiente pra desejarmos saber muito mais. É exatamente isso que ocorre no segundo ano, que dá um salto de qualidade fantástico. E, aí sim, é impossível desistir da série.

Marcadores: , ,