sábado, outubro 13, 2007

Mancadas da Mostra - parte 1

Que tal acordar setes horas da manhã, entrar na fila do Conjunto Nacional pra comprar um pacote de 20 ingressos às oito horas pra conseguir um bom lugar quando o caixa finalmente abrir às dez? Foi o que eu e muitas outras pessoas fizeram hoje. Infelizmente o sistema deu pane (foi a explicação dos funcionários) e os ingressos só começaram a ser vendidos umas 11h20m.

Pra piorar, até onde pude perceber, só havia realmente um caixa atendendo todo mundo - quem queria o pacote de 20, 40 e talvez outros pacotes. Mas além da longa demora em pé na fila, o que me deu uma tremenda dor nas costas, a confusão foi mesmo na hora de tirar a fotografia. Havia uma fila desorganizada pra tirar a foto, outra pra você entregar sua foto (sendo que os funcionários ficaram indecisos entre pedir o RG ou seu contrato junto com a foto). Depois você tinha que esperar seu nome ser chamado quando sua credencial estivesse pronta - infelizmente elas não ficaram prontas na ordem em que foram pedidas.

No fim das contas, apesar de eu ser um dos primeiros na fila nesta manhã, só consegui a minha credencial e meus ingressos às 14h20m. A única coisa boa foi encontrar gente conhecida - Nina, Kim, Michel, o Carrard (com quem não tive oportunidade conversar) e conhecer gente nova. Infelizmente a Mostra começou com uma de suas características mais freqüentes - a desorganização.

UPDATE: Achei este depoimento do Cleber Eduardo da Cinética na respectiva comunidade do orkut. Vale a pena ler:

5 horas, 3 minutos, 2 segundos
Se alguém pensou em um novo filme romeno, errou.Se alguém pensou no tempo em que eu fiquei na fila da mostra, para pagar pela credencial, entrar na fila da foto e sair sem a credencial pronta, deve ter experiência parecida com a minha nesse sábado, dia 13 de outubro de 2007, dia em que cheguei as 8h30 para comprar credencial, experiência em que testemunhos berrros de consumidores, solicitando alguém que pudesse responder por aquele atraso, revoltados com o não funcionamento dos micros, pela lógica surrealista de organização da entrega das credenciais, o que resultou em gritos clamando pela presença de Leon K, pedidos de seu número de solar, criando todo um clima bem desfavorável antes de tudo começar, e isso com quem se submeteu a passar 5 horas em fila para comprar a credencial de 20 filmes, suprema maioria, e submeteu a tudo por que coloca o amor pelo cinema a frente e a cima de uma organização que não tem respeito mínima por quem faz tudo por seu amor pelo cinema. Como consumidor, como crítico e como amante do cinema, afirmo que testemunhei e vivenciei o caos. E ninguém tinha autoridade para responder pelos espinhos. Ainda bem que existem os filmes

De qualquer forma, do caos se extrai criatividade, se soubermos ter jogo de cintura. Portanto, durante as 5h 3 min e 2 seg, encontrei muitos cinequanons, uma cinética (Renata Gomes), o casal Cineclube Equipe (Kim e Nina), conhecidos variados (Fabio Camaneiro, Monica, alguns alunos e alunas, Gustavo Galvão, Anahy). Talvez a idéia seja essa mesma, provocar um estresse de 5h para nos dar a chance de ter mais tempo para amigos e conhecidos. Portanto, apesar da fila, soubemos, creio, dar lençolzinho. Saber dar lençolzinho, aliás, é fundamental.
___________________________________________________________

Marcadores: , ,