quarta-feira, setembro 19, 2007

Ranking Anos 50 – Minha Lista

Acho que minha lista de melhores filmes dos anos 50 não ficou tão boa quanto a anterior, dos anos 70. Há várias razões pra isso. Uma delas é que só lembrei que precisava elaborar meu ranking pra Liga dos Blogues Cinematográficos no último dia permitido pra votar. Portanto tive que fazer tudo com pressa. E, no fim das contas, a facilidade com que consegui fazer essa lista (apesar da pressa) confirmou minha suspeita que meus conhecimentos cinéfilos sobre essa década são fracos. Pra piorar, cometi dois erros: Acossado é de 1959, mas muitos o consideram dos anos 60; e Tortura do Medo é de 1960. Apesar disso, a lista ficou bem interessante. Espero que gostem e se surpreendam.

1 – Rastros de ódio (56), de John Ford
2 – No Silêncio da Noite (50), de Nicholas Ray
3 – Pickpocket (59), de Robert Bresson
4 – Era uma vez em Tóquio (53), de Yasujiro Ozu
5 - Rio Bravo – Onde Começa o Inferno (59), de Howard Hawks

6 - Intendente Sansho (54), de Kenji Mizoguchi
7 - Janela Indiscreta (54), de Alfred Hitchcock
8 - Marca da Maldade (57), de Orson Welles
9 - Hiroshima Meu Amor (59), de Alain Resnais
10 - Crepúsculo dos Deuses (50) de Billy Wilder

11 - Acossado (59), de Jean-Luc Godard
12 - O Homem Errado (56), de Alfred Hitchcocok
13 - Vertigo – Um Corpo que Cai (58), de Alfred Hitchcock
14 – Rashomon (50), de Akira Kurosawa
15 - Os Sete Samurais (54), de Akira Kurosawa

16 - Tortura do Medo (60), de Michael Powell
17 - Glória Feita da Sangue (57), de Stanley Kubrick
18 - Contos da Lua Vaga Depois da Chuva (53), de Kenji Mizoguchi
19 - Quanto mais quente melhor (59), de Billy Wilder
20 - Os Incompreendidos (59), de François Truffaut ___________________________________________________________

Marcadores: ,