quarta-feira, junho 07, 2006

Romero em Quadrinhos


Parei de escrever sobre quadrinhos neste blog porque queria me concentrar no assunto principal – cinema. Porém, tive que abrir uma exceção. Quem curte o cinema do mestre (gênio, mago, etc) George Romero não deve perder de jeito nenhum Os Mortos-Vivos, HQ cujo primeiro volume, Dias Passados, já está disponível. Eu acho que é a coisa mais próxima do cinema de Romero já feita em quadrinhos. Na introdução do volume o criador da série, Robert Kirkman, declara ser fã de Madrugada dos Mortos e outros filmes de zumbi com questionamentos sociais.

A série é mensal nos EUA (Dias Passados contém os seis primeiros números) e conta a história do policial Rick, que tenta achar sua família e sobreviver num mundo infestado de mortos-vivos. Os zumbis seguem as mesmas regras do cinema de Romero: silenciosos, famintos, multiplicam-se, etc. A arte de Tony Moore (em p&b) é expressiva e capta bem a atmosfera de terror. Contudo, assim como no cinema de Romero, o verdadeiro horror está no ser humano e sua incapacidade de se unir diante da morte certa.

Muitos outros sub-temas são apresentados em Dias Passados: questões familiares, diferenças entre os sexos e armas de fogo como símbolos de poder. As semelhanças com o universo criado por Romero são grandes, mas Kirkman e Moore parecem ter personalidade própria. Como uma série de quadrinhos é mais extensa que um filme, fica a esperança que os personagens e idéias da HQ cresçam e se desenvolvam. Vamos ver se isso se confirma nos próximos volumes a serem lançados (pela HQM Editora). Definitivamente um começo promissor.

Os Mortos-Vivos: Dias Passados (Robert Kirkman e Tony Moore, 2003) = 6 ___________________________________________________________

Marcadores: , , ,