segunda-feira, maio 15, 2006

RANKING ANOS 80 - Minha lista

Eis a lista dos meus filmes favoritos dos anos 80, que enviei para a Liga de Blogues Cinematográficos. Ela não é perfeita. Faltaram muitos filmes essenciais que não vi, especialmente europeus e asiáticos. Muitos filmes do cinemão americano eram sérios candidatos, mas deixei de lado porque mal lembro deles. É o caso de Duro de Matar, Curtindo a Vida Adoidado, Robocop, trilogia De Volta Para o Futuro, Os Caçadores da Arca Perdida. Sem esquecer de O Império Contra-Ataca, Um Lobisomem Americano em Londres e A Marca da Corrupção (de John Flynn, alguém viu?). Também evitei colocar filmes nacionais pois vi poucos desse período.

Quanto a lista em si, os cinco primeiros colocados eu acho igualmente excepcionais. São obras que mudaram minha maneira de ver e pensar o cinema e a vida. Tanto faz a ordem em que estão. Contudo, confesso que fiquei mais insatisfeito com a ordem dos filmes seguintes, especialmente a partir do número 11 até o 20. Bem, é a vida. Aposto que daqui a seis meses, se eu refizer a lista ela vai estar muito diferente.

A LISTA:


1- Gêmeos, Mórbida Semelhança (88), de David Cronenberg,
2- Veludo Azul (86), de David Lynch
3- Nascido para Matar (87), de Stanley Kubrick
4- O Enigma de Outro Mundo (82), de John Carpenter
5- Videodrome (83), de David Cronenberg

6- Paris, Texas (84), de Wim Wenders
7- Eles Vivem (88), John Carpenter
8- Touro Indomável (80) de Martin Scorsese
9- Um Tiro na Noite (81) de Brian DePalma
10- Faça a Coisa Certa (89) de Spike Lee

11- Ran (85), de Akira Kurosawa
12- O Iluminado (80) de Stanley Kubrick
13- Não Amarás (88), de Krizstof Kieslowski
14- As coisas Mudam (88), de David Mamet
15- O Homem Elefante (80), de David Lynch
16- Memórias (80), de Woody Allen
17- Asas do Desejo (87), de Wim Wenders
18- O Filme de Nick (80) de Win Wenders/Nicholas Ray
19- O Cavaleiro Solitário (85) de Clint Eastwood
20- Possessão (81), de Andrzej Zulawski ___________________________________________________________

Marcadores: ,