quarta-feira, maio 10, 2006

TOP CINE fecha as portas amanhã


Amigo, que notícia mais triste. Acabei de ler no jornal que o Top Cine, um dos últimos cinemas clássicos da Avenida Paulista fecha suas portas amanhã. Para quem não sabe (que espécie de cinéfilo é você?) o Top Cine fica no Edifício Top Center, ao lado do prédio da Gazeta onde fica o Reserva Cultural. Nem sei o que dizer dessa notícia. Foi no To Cine onde vi alguns dos filmes da minha vida, especialmente da cinematografia francesa. Foi ali que vi 30 Anos Esta Noite de Louis Malle e acompanhei ciclos de François Truffaut e Jean-Luc Godard. Foi lá que revi Elogio do Amor, acompanhado de uma amiga querida que nunca tinha visto um Godard na vida (e adorou a experiência).

O que aconteceu? Bem, cada lado dá sua versão. Recentemente o Edifício Top Center passou a ser propriedade da GP Investimento. A empresa Estação Botafogo, responsável pelo cinema Top Cine, pediu a renovação do contrato de locação, sem sucesso. Aparentemente a GP Investimento planeja reformar todo o Top Center e por isso quis rever o acordo. Até entrou na justiça para cobrar uma suposta dívida de locação. Embora o valor tenha sido depositado em juízo a Estação não tem forças para encarar uma longa briga nos tribunais, daí a decisão de fechar as portas do Top Cine. A GP Investimento alega que não tem planos para o espaço onde fica o Top Cine. Entretanto, há rumores de que no lugar serão abertas salas multiplex.

Se isso for verdade, esse novo cinema terá a conhecida qualidade multiplex: ar condicionado, cadeiras confortáveis, som de última geração, etc. O Top Cine, de fato, tinha problemas técnicos. A acústica, por exemplo, era ruim. Muitas vezes dá para ouvir o som da outra sala (são duas). Em compensação, a programação do cinema geralmente é seu forte. Eles não exibiam apenas filmes europeus, independentes americanos ou clássicos. Freqüentemente o cinema arriscava exibindo obras corajosas para os padrões do circuito de arte (que tornou-se sinônimo de filmes com crianças bonitinhas sulamericanas ou asiáticas). Posso estar enganado, mas o Top Cine foi o único cinema de São Paulo que exibiu Desejo e Obssessão de Claire Dennis, The Brown Bunny ou o recente Mistérios da Carne. Agora qual vai ser o cinema a apostar em obras transgressivas?

O fechamento do Top Cine é triste, mas torço para que seja o começo de uma reação. Talvez seja hora dos cinéfilos começarem a se organizar para tentar proteger suas salas favoritas de destinos semelhantes. Quanto ao Top Cine, encerro o texto não com um adeus, mas com um muito obrigado por todas as emoções que proporcionou. Muito obrigado mesmo! ___________________________________________________________

Marcadores: , ,