domingo, abril 23, 2006

DIÁRIO


Sexta-feira passei a madrugada pela primeira vez no Noitão do HSBC Belas Artes. É um evento que a partir da meia-noite exibe três filmes seguidos (um deles é surpresa, sendo revelado no momento da sessão). Fui acompanhado pelas adoráveis Vanessa e Nina, duas colegas de um curso que fiz – a Oficina Crítica de Cinema. Mais gente da Oficina deveria ter aparecido. Muitos confirmaram presença mas furaram o encontro, inclusive certos editores de revistas virtuais (né Francis?).

O primeiro filme foi o nacional Achados e Perdidos de José Joffily. Já tinha visto durante a última Mostra de Cinema SP e achado fraco. Por isso tentei dormir durante a sessão, com algum sucesso. Este filmeco é capenga e carente de idéias, preso à fórmula de "cinema barra-pesada". O filme-surpresa da noite foi Amores Expressos do vigarista Wong Kar-Wai. Nunca gostei do cinema deste cidadão e não foi esse filme que mudou minha cabeça. Sem orçamento generoso para sobrecarregar seu filme de câmera lenta, filtros de luz e outras frescuras, sabe o que sobra? Trilha sonora chata de tão repetitiva, decupagem lamentável e enquadramentos toscos. Enfim, pouco cinema.

Felizmente Caché de Michael Haneke salvou o Noitão. Sempre desconfiei do cinema de Haneke. Seus filmes anteriores esbarram num sadismo infantil e reacionário. Contudo, neste filme o diretor abandonou um pouco essa postura. Ao invés de apenas agredir o espectador ele força o público a buscar respostas para o que viu. Caché é um filme-charada indecifrável, mas envolvente. Comenta sobre o papel da imagem no mundo atual. Além disso dá um peteleco nas tensas relações entre franceses e franco-argelinos. Ainda contém a cena mais chocante que me lembro no cinema recente. Gritos e palavrões foram ouvidos nesse momento (incluindo um "putaquepariu!" meu). Resumindo, trata-se de um filme imperdível.

Achados e Perdidos (idem, 2005, de José Joffily) = 3

Amores Expressos (?, 1994, de Wog Kar-Wai) = 3,5

Caché (idem, 2005, de Michael Haneke) = 8 ___________________________________________________________

Marcadores: