sexta-feira, março 31, 2006

DIÁRIO & CURIOSIDADE


Voltei da viagem na terça-feira da semana passada. Porém, não postei nada porque estava com preguiça (tive alguns problemas também, que conto outro dia). Quando volto de uma viagem demoro pra voltar ao ritmo do dia a dia, quero prolongar meu descanso. Embora minha viagem pra Santos não tenha sido a passeio. Participei do WCCSETE’2006, um congresso científico internacional. Apresentei um trabalho de faculdade – revisto e aperfeiçoado pro congresso – com meus colegas Renata e Freitas (especialista em apertar enter no Power Point). O trabalho era sobre as mensagens subliminares do filme Chamas da Vingança. Não se trata de coisa do diabo ou algo assim. Faça a experiência: alugue Chamas da Vingança e veja o primeiro minuto em velocidade normal e depois veja frame a frame. Perceba a confusão da cena e o excesso de fusões (denominadas "fusões entrópicas" no trabalho). Repare como tudo isso está aí pra ocultar... bem, não vou estragar a surpresa.

A definição de subliminar, segundo o professor Flávio Calazans, é "maior quantidade de informação sobre menor tempo de exposição". Calazans foi meu professor durante a pós-graduação e é uma autoridade em subliminar. Ele também orientou este projeto quando ainda era trabalho de faculdade e concorda que este trecho de Chamas da Vingança entra na definição. Quem descobriu esse subliminar foi eu (como descobri é uma história engraçada que fica pra depois). Contudo devo ressaltar que sozinho jamais teria concluído o trabalho ou apresentado no Congresso. Tive a ajuda indispensável do Elson Freitas, Natália Parizotto, Renata Chiaradia e Sílvia Martinelli. Eles são tão autores quanto eu e é uma pena que nem todos dessa galera viajaram pra Santos.

Agora resta a pergunta: mensagens subliminares são mesmo capazes de influenciar a mente? É uma discussão polêmica mas, pessoalmente, acredito no poder delas. Entretanto, independente disso, o fato é que elas existem e são empregadas por empresas e agências de publicidade. Veja o filme e visite a página do Calazans pra saber mais a respeito do assunto. Clique aqui. ___________________________________________________________

Marcadores: , , ,