segunda-feira, março 06, 2006

OSCAR 2006


"Crash!" – Jack Nicholson parecia ter um ataque cardíaco ao dizer a palavra que encerrou a premiação. No começo achei que o ator estava brincando. Afinal, O Segredo de Brokeback Mountain (o western gay que não é western gay) era favorito para Oscar de Melhor Filme. Pior, Crash é o filme mais odiado do ano passado pelos críticos e cinéfilos da blogosfera. Agora serei obrigado a vê-lo e tirar minhas conclusões. No fim O Segredo de Brokeback Mountain levou Melhor Diretor, Roteiro Adaptado e Trilha Sonora. Crash ainda abocanhou Montagem e Roteiro Original. Essa estranha divisão de carecas dourados deixou clima de homofobia no ar.

A cerimônia foi curta (acabou à 01:30) e sóbria. Até o apresentador John Stewart evitou grandes palhaçadas. Os momentos mais tocantes foram os discursos de Philip Seymour Hoffman e Reese Witherspoon, ganhadores do Oscar de Melhor Ator e Atriz. Ambos estava emocionados ao agradecerem colegas, amigos e parentes. As participações de Robert Altman e Lauren Bacall também destacaram-se, mas por motivos opostos. O primeiro estava empolgado, a segunda parecia doente e frágil.

O resto da noite foi previsível e sem importância. Nem as mulheres brilharam muito. As mais lindas foram Charlize Theron, Naomi Watts, Nicole Kidman e Rachel Weisz (aprendeu com o Globo de Ouro, hein?). Pro ano que vem estou pensando em desistir do Oscar. Para que acompanhar uma premiação que sistematicamente recusa-se a honrar os melhores, os ousados e os originais?

A lista completa dos vencedores você confere clicando aqui.
___________________________________________________________

Marcadores: ,