sexta-feira, fevereiro 24, 2006

FILMES: Jonnhy & June / Syriana - A Indústria do Petróleo


Jonnhy & June (Walk the Line, 2005, de James Mangold) - *

Apesar do título, Jonnhy & June focaliza exclusivamente a vida do genial cantor Jonnhy Cash. No filme, Cash é mostrado como perdedor que fez sucesso cantando sua vida vira-lata. Mas esta cinebiografia – ao contrário de Ray (2004) – ensina pouco sobre quem foi o músico. O diretor James Mangold dá mais importância ao amor entre Cash e June (Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon). Uma opção polêmica, radical até. Por isso respeitável. Há cenas bonitas quando o casal entreolha-se – você vê que estão apaixonados. Infelizmente Mangold trai sua proposta várias vezes. A história de amor briga com a estrutura do filme, feita de episódios biográficos burocraticamente filmados. Pelo menos os maravilhosos Phoenix e Witherspoon criam belos momentos como Jonnhy & June.


Syriana – A Indústria do Petróleo (Syriana, 2005, de Stephen Gaghan) - *

Num formato pseudo-documental (câmera na mão, jump-cuts), Syriana aborda o elo entre Ocidente e Oriente Médio. Este elo chama-se petróleo. Cada envolvido na indústria de exploração do petróleo aparece no filme. São políticos, executivos, advogados, espiões, operários, etc. Com tantos personagens é difícil entender a história de cada um. Quando algum deles cresce na trama o diretor Stephen Gaghan pula para outro personagem. Eventualmente surgem momentos fortes – que não são desenvolvidos, perdendo o interesse.

O problema de Syriana é falhar como "filme denúncia" (dos interesses americanos e árabes). Num filme assim, clareza deveria ser qualidade fundamental. Se não, perde-se a denúncia. Claro, há exceções. É até nobre uma obra ser confusa para expressar o caótico mundo dos negócios. Veja o ótimo Demonlover (2002) de Olivier Assayas como exemplo. Porém, a confusão de Syriana não é atraente nem levanta perguntas sobre o assunto que trata. Neste quebra-cabeças faltou a peça principal: cinema. ___________________________________________________________

Marcadores: , , , ,