QUADRINHOS: Camelot 3000
Camelot 3000 (idem, 1982, de Mike W. Barr e Brian Bolland) - ***
Camelot 3000 (roteiro de Mike Barr, arte do mago Brian Bolland) é um épico. Começa com uma lenda: Rei Arthur ressuscitará quando a Inglaterra mais precisar. Bem, no ano 3000 alienígenas invadiram o planeta e a Inglaterra... Arthur retorna acompanhado por Merlin, Excalibur e cavaleiros da Távola Redonda. Os últimos, reencarnados como pessoas "comuns" de 3000.
Esta combinação de Fantasia/FC em 12 edições foi um marco nas HQs em 1982. Ajudou a estabelecer o conceito de "quadrinhos adultos". Dois anos depois a Editora Abril publicou a saga em formatinho. Pior, censurou trechos – como uma cena de sexo lésbico. Houve relançamentos sem cortes, mas a edição recente da Mythos Editora é a melhor. O volume contém os 12 capítulos em formato americano. Capa, cores e papel estão acima da média brasileira. Porém, o preço de R$ 59,90 não se justifica. Pelo mesmo custo, Sandman da Conrad Editora tem qualidade infinitamente superior!
Melhor que reclamar dos preços é analisar o trabalho artístico. Barr adaptou cada elemento do mito, incluindo o triângulo amoroso Arthur/Guinevere/Lancelot. Mesmo suas licenças poéticas geraram tipos inesquecíveis como Sir Tristão. O cavaleiro, reencarnado como mulher (bonita), tem nojo do próprio corpo! Essa figura com dúvidas sexuais foi pioneira nas HQs de aventura. Personagens assim ganham vida nos desenhos de Bolland. Você vê na página emoções como paixão, coragem e lealdade. Para Bolland e Barr, tais valores são mais que lendas antigas. Importam ontem, hoje e no ano 3000. ___________________________________________________________
Marcadores: Brian Bolland, Camelot 3000, HQs, Mike W. Barr
<< Home