KRISTEN BELL
O potencial de Kristen Bell ainda não foi aproveitado no cinema. Mesmo na TV, ela só recebeu destaque recentemente, protagonizando Veronica Mars. Nascida em 1980, Kristen não construiu uma carreira notável como Natalie Portman (nascida em 1981). Uma pena, pois seu talento era evidente desde pequena. Ou não. Aos 12 anos tinha medo do palco quando estrelava peças infantis em Detroit, Michigan. Entretanto, encorajada pela mãe, seguiu em frente como atriz. Formou-se na escola dramática da New York University em 2002. Em Nova York atuou em algumas peças de sucesso, geralmente off-Broadway.
Eventualmente Kristen quis arriscar a sorte em Hollywood. Mudou-se para Los Angeles, onde conseguiu papéis mínimos em filmes medíocres. Porém, aos poucos foi se impondo. Em 2003, participou de um episódio de Everwood e outro de The Shield. No ano seguinte a sorte melhorou. Conquistou elogios fazendo uma jovem que cuida dos quatro irmãos no telefilme Gracie’s Choice. Atuou em dois episódios de Deadwood, faroeste da HBO. Sua personagem seduzia a dona de um bordel de luxo – com terríveis conseqüências.
Mais importante, Kristen impressionou o diretor David Mamet no primeiro teste para Spartan. Ganhou o papel – pequeno, mas decisivo. Interpretou a filha raptada do Presidente dos EUA. Numa cena divertida ela seduz, sem sucesso, um sisudo mercenário (Val Kilmer). Em entrevistas, Mamet revelou que Kristen o surpreendeu pela facilidade com que entrou na personagem. De fato, ela desaparece nos papéis. É uma qualidade respeitável, mas comercialmente perigosa. Afinal, quem se destaca é a personagem, não a atriz. A artista corre o risco ser ignorada.
Felizmente Rob Thomas, criador de seriados, percebeu sua competência em Deadwood e Spartan. Assim Kristen passou a estrelar Veronica Mars ainda em 2004. Na série ela é uma adolescente que trabalha como detetive. Dividida entre problemas familiares e escolares, sua Veronica resolve crimes violentos. É um papel complexo, exigindo drama e humor. A atriz convence mesmo sendo sete anos mais velha que a personagem. Certamente a estatura (1,55 m.) ajuda, mas seu talento é inegável.
Apesar de Veronica Mars ter audiência pequena, Kristen ganhou fãs e reconhecimento. Atualmente a série está na segunda temporada e há rumores de uma terceira. Quanto ao cinema, 2006 pode ser o ano dela. É protagonista em Pulse, refilmagem americana de terror japonês. Também aparecerá em Fanboys, história de quatro amigos que querem honrar o desejo de um colega no leito de morte. A vontade dele é assistir, em 1999, "Star Wars: Episódio I" no rancho Skywalker, antes do planeta inteiro.
Talvez com esses filmes Kristen conquiste uma visibilidade maior. A atriz merece mostrar sua beleza e potencial na tela grande. Caso contrário, a carreira na televisão deve crescer. Será um lembrete que a TV americana atualmente é mais interessante que o cinema. Seja como for, o sorriso de Kristen Bell é sempre radiante – na telinha e na telona.
Filmografia vista
Veronica Mars – primeira temporada (idem, 2004, de Rob Thomas) - ***
Spartan (idem, 2004, de David Mamet) - **
Deadwood – primeira temporada (idem, 2004, de David Milch) - ***
The Shield – segunda temporada (idem, 2003, de Shawn Ryan) - ** ___________________________________________________________
Marcadores: Kristen Bell, Musa da Semana
<< Home