segunda-feira, agosto 25, 2008

O Grande Irmão nas Olimpíadas

Só pra que não digam que fiquei quieto sobre essas Olimpíadas, alguns comentários rápidos:

1- Tudo bem, qualquer cidadão razoavelmente bem informado ouviu falar da manipulação digital dos fogos-de-artifício e da dublagem da chinezinha durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas. Além disso, todos sabemos do controle que a China exerce sobre a imprensa e da pouca liberdade de expressão que oferecem. E também temos consciência do quanto os Jogos Olímpicos poden ser uma plataforma para propaganda política internacional.

2- Durante estas Olimpíadas, boa parte da imprensa dos EUA - ao veicular o quadro de medalhas - mudou os critérios de classificação no ranking. Os países que ganharam mais medalhas no total ficaram na frente dos demais. É o contrário do critério mais aceito internacionalmente, que é o de maior número de medalhas de OURO ganhas. Com isto, pelo menos pra imprensa americana, os EUA é que se saíram melhor nestes Jogos Olímpicos, pois ganharam um número maior de medalhas que a China (que recebeu mais medalhas de ouro).

3- Pra imprensa brasileira, só deu Brasil nestas Olimpíadas. Nossas vitórias foram as mais espetaculares e nossas derrotas as mais trágicas. Alguém sabe me dizer de cabeça (sem consultar nada!) em quais modalidades a China ganhou medalhas de ouro?

Não se iludam. Em diferentes formas, em maior ou menor grau, o Grande Irmão está por toda parte. ___________________________________________________________

Marcadores: ,