quinta-feira, janeiro 11, 2007

Uma Noite no Museu


(Shawn Levy, 2006)

É justo cobrar de um filme que ele seja algo que não é nem quis ser? Enquanto via Uma Noite no Museu pensei no quanto sua fantástica premissa (durante a noite as atrações de um museu ganham vida) renderia mais em outras mãos. Imaginei a atmosfera arrepiante do Tim Burton ou a anarquia de Joe Dante. É culpa minha que o ótimo trailer promete algo assim?



Porém, Uma Noite no Museu quer ser apenas mais um filme-família, seguro, previsível e sem sal. Já que o objetivo é tão modesto, que pelo menos seja bem sucedido nele. Mas o diretor Shawn Levy mostra aqui o mesmo problema de seus filmes anteriores (incluindo um com Ashton Kutcher e Brittany Murphy que é melhor nem lembrar o nome): falta de timing cômico. E olha que ele conta com Ben Stiller, Owen Wilson, Robin Williams, Ricky Gervais e Carla Gugino. Todos dando o sangue pra serem engraçados, mas a câmera e falta de ritmo trabalham contra o elenco. Eu e o público na pré-estréia ficamos num silêncio constrangedor durante quase todo o filme.

Quase todo, porque no terço final as criaturas do museu se libertam das regras bobas que aprisionavam elas (e o filme). Os seres fantásticos interagem uns com os outros aprontando muito confusão e as coisas se tornam inesperadas e divertidas de verdade. E eu me rendi aos pequenos grandes guerreiros (as miniaturas de cowboys e soldados romanos) e ri feito criança.
___________________________________________________________

Marcadores: , ,