quinta-feira, outubro 05, 2006

Prova Final (de um elenco)

Engraçado como a carreira dos atores nos EUA (suponho que não seja muito diferente no resto do mundo, mas fiquemos nos EUA) parece a bolsa de valores. Alguns atores sobem e descem de maneira quase incompreensível, as vezes. Quer um exemplo? Recentemente revi na TV Prova Final (The Faculty) de Robert Rodriguez.

Quando o filme foi lançado, em 1998, eu lembro que só comentavam do "furacão Jordana Brewster". Tudo bem que talvez só a imprensa brasileira tenha falado dela (Jordana é filha duma modelo brasileira), honestamente não lembro direito. Mesmo assim, 8 anos depois ninguém poderia imaginar que a beldade Jordana estaria esquecida. De significativo ela só fez Velozes e Furiosos, o que não é bem um mérito. Depois sumiu.

Em compensação, praticamente todo o restante do elenco se deu bem, ou pelo menos melhor que Jordana. Nem estou falando das beldades Salma Hayek e Famke Janssen que fazem participações especiais. Me refiro ao elenco jovem mesmo. A loirinha Laura Harris teve papéis de destaque na TV: foi patricinha terrorista numa temporada de 24 e atuou em Dead Like Me. Clea DuVall se tornou coadjuvante de respeito na TV e no cinema. Mais incrível é o caso de Elijah Wood, protagonista da mega trilogia nerd dos Anéis. Ultimamente ele tem se mostrado bom ator em seus últimos filmes. E o mais surpreendente de todos talvez seja Josh Hartnett, pasme, a caminho de se consagrar como ator respeitável.

Isso significa que Jordana nunca mais vai brilhar? Não necessariamente. Pode ser que daqui a 8 anos as coisas mudem outra vez. Pessoalmente, acho difícil. Mas fica o exemplo de como prum ator cada papel é um degrau pra cima ou pra baixo em sua carreira. E é impossível adivinhar a direção desse degrau.
___________________________________________________________

Marcadores: , ,