quarta-feira, outubro 11, 2006

Al Pacino em O Poderoso Chefão


Diante de um grande clássico do cinema pode ser difícil de acrescentar qualquer observação relevante. Por outro lado, dizem que clássico é aquele filme que estamos sempre descobrindo novos detalhes a cada revisão. Ontem a noite estava passando na TV a cabo o primeiro O Poderoso Chefão. Revi um dos meus trechos favoritos, Michael (Pacino) protegendo seu pai no hospital. É nessa seqüência que Michael deixa de ser a ovelha branca da família. Mais importante, é aqui que ele dá seus primeiros passos pra se tornar o futuro chefe da família.

Entretanto, ontem percebi nesta seqüência uma sutileza de gênio (do Coppola? Do Pacino? Ambos? Você decide) que enfatiza o futuro de Michael. Aliás, se você já tinha reparado nisso conte pra mim, por favor. Quando Michael chega no hospital de noite, ele vê que o hospital está vazio e imediatamente percebe que seu pai será atacado. Ele se dirige até o quarto do pai. Qualquer outro filho nessa situação entraria com tudo no quarto pra proteger o pai (Sonny então, nem se fala).

Mas Michael pára por um instante na porta. Não é covardia, mesmo de costas dá pra ver que sua postura é decidida. O pai pode estar sendo morto naquele momento, mas ele tem sangue frio suficiente pra abrir a porta cuidadosamente e tentar pegar de surpresa um possível assassino. Tudo se dá em um, dois segundos e revela muito do verdadeiro caráter de Michael. Nasce nesse exato momento o poderoso chefão. Grande Coppola, grande Pacino. ___________________________________________________________

Marcadores: , ,