domingo, outubro 08, 2006

O Cinéfilo Sardinha

Quem vai ao cinema é ser humano. Seja espectador pipoca, cinéfilo ou crítico (ok, talvez não esse último). E merece ser tratado como tal. Só que bom tratamento é mais do que funcionários gentis e competentes. O próprio cinema, seu espaço físico, tem que tratar seus freqüentadores com cordialidade. Alguns cinemas são verdadeiros espaços hostis. Por exemplo, sempre tive antipatia pelo HSBC Belas-Artes, com suas escadas enormes e formato labirinto.

Recentemente esbarrei num problema que parece estar se tornando moda. Pelo menos em duas salas diferentes (Bristol 4 ou 5, e Reserva Cultural 3) me senti uma sardinha - frita. Ou seja, o ar condicionado NÃO estava funcionando. Isso é um problema sério e não frescura. Ambas as salas são pequenas, fechadas (óbvio) e estavam lotadas. Criaram uma desagradável atmosfera abafada e insuportável.

A coisa piora nesse clima insano de São Paulo, que num minuto faz frio e no outro calor. Por exemplo, estava congelando no dia em que vi Torres Gêmeas no Bristol. Porém, durante a sessão, o agasalho que estava usando só aumentou a sensação de estar sendo frito numa frigideira. Francamente, tenho até medo que freqüentadores de saúde frágil, como idosos, passem mal DE VERDADE.

Sendo sincero, só lembro com clareza desses dois exemplos (Stone no Bristol, Chabrol no Reserva). Mas tenho certeza de que neste ano isso já aconteceu várias vezes comigo. Por que o ar condicionado não estava funcionando? Defeito? Ou uma forma espertalhona de economizar dinheiro? Não sei, nem tenho provas.

Uma coisa é certa, não se pode ficar de braços cruzados diante de gente que nos trata como sardinhas. Por isso estou convidando todo mundo que está lendo isso aqui a contar sua própria história. Se você já se sentiu uma sardinha num cinema (ou tem outra reclamação) denuncie neste blog. Vou coletar essas denúncias e, se em algum momento, surgir um padrão contem comigo pra telefonar ou mandar e-mails formando uma denúncia coletiva. Quem cuida das salas de cinema não vai poder dizer que foi um incidente isolado. Ainda sim, lembre-se sempre de reclamar na hora quando algum incidente acontecer num cinema. Não fique de bico calado diante de serviços mal prestados. Conto com você pra mudar esses cinemas-frigideiras.
___________________________________________________________

Marcadores: