Morreu a cineasta francesa Danièle Huillet
Falha minha como cinéfilo: nunca vi um filme da dupla. Agora tenho um incentivo a mais pra corrigir isso.
Link original: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2006/10/11/ult32u15061.jhtm
PARIS, 11 out (AFP) - A cineasta francesa Danièle Huillet, recompensada no último festival de Veneza pelo conjunto de sua obra e companheira de Jean-Marie Straub, faleceu na noite de segunda-feira, aos 70 anos de idade, em conseqüência de um câncer, informou seu distribuidor nesta quarta-feira.
Danièle Huillet faleceu em Cholet (oeste da França) e será enterrada na sexta-feira, segundo a produtora Pierre Grise.
Nascida em 1o. de maio de 1936, em Paris, Danièle Huillet residia desde 1969 na Itália, onde trabalhava junto a seu companheiro, o cineasta Jean-Marie Straub.
Ambos receberam um prêmio especial por sua obra em setembro passado, no 63º Festival de Veneza, no qual foi exibido seu último filme, "Quei loro incontri", baseado no romance de Cesare Pavese, "Dialoghi con Leuco".
Em 1954, conheceu Straub e ambos realizaram uma obra comum de vinte filmes.Depois de "Machroka-Muff", seu primeiro curta, o casal realiza, em 1965. "Es Hilft", reflexão sobre as conseqüência do racismo na Alemanha.
Seu filme mais conhecido, "Crônica de Anna Magdalena Bach" (1967), questiona os esquemas narrativos e estéticos tradicionais.
Todos seus filmes, baseados em textos de autores como Mallarmé, Duras, Kafka e Holderlin, se atêm ao mesmo princípio de respeito ao significado do texto que o inspiraram. ___________________________________________________________
Marcadores: Danièle Huillet, Luto
<< Home