quinta-feira, agosto 24, 2006

Personagens de Oz

Os personagens de Oz – A Vida é uma Prisão podem ser divididos em dois grupos básicos. Temos os funcionários do presídio como o diretor Glynn, Tim McManus (criador da Emerald City), freira Peter Marie, padre Mukada, Dra. Nathan, etc. São belos personagens, mas coadjuvantes. Não adianta disfarçar, os astros são mesmo os prisioneiros. Sem exagero, alguns deles estão entre os personagens mais incríveis da televisão. Eles têm personalidade, diálogos excelentes, histórias envolventes e são bem interpretados.

São pessoas que matam e morrem pelos motivos mais complexos e pelos mais banais. Parece impossível se identificar com maníacos, estupradores e traficantes que matam a mãe por drogas. Mas Oz não dá opção. A série acompanha de perto os piores monstros produzidos na sociedade. E percebemos que suas emoções também são humanas. Ganância, ódio, racismo, inveja, vingança – nós todos temos um pouco disso. A identificação pode ser desagradável, mas é inevitável. Por isso torcemos pelos bandidos, por piores que sejam.

Viver na prisão é tão terrível que não nos importamos se eles se arrependeram ou não de seus crimes. Ficamos pensando no que faríamos no lugar deles, já que nenhum sentimento é mais humano que o instinto de sobrevivência. Abaixo estão meus cinco personagens preferidos. Alguns podem facilmente ser chamados de monstros. O maior mérito de Oz é fazer com que nos importemos com o destino deles.

TOP 5 – Prisioneiros de Oz

Em nenhuma ordem específica.


Ryan O'Reily – Talvez o personagem mais popular da série. É um assassino cínico, raramente sujando as mãos de sangue. Inspirado em Iago (Otelo), ele conta mentiras jogando um prisioneiro contra outro. É sempre divertido ver suas maquinações acontecendo. Geralmente ele é um dos “heróis”, mas já aprontou barbaridades. Tanto sua paixão obsessiva pela Dra. Nathan quanto à relação com o irmão deficiente mental são repletas de reviravoltas trágicas.

Tobias Beecher & Chris Keller – Tobias era um advogado alcoólatra até atropelar uma menina. Na prisão é estuprado pelo neonazista Vernon Schillinger e torna-se seu brinquedo sexual, até escapar de seu domínio. Para sobreviver está sempre mostrando que pode ser tão cruel quanto outros presidiários. Na segunda temporada ele apaixona-se por Chris Keller, ironicamente um serial-killer que mata homossexuais. A guerra deles contra Vernon é a coisa mais próxima de uma trama principal em Oz, só concluindo no último episódio.


Vernon Schillinger – É interpretado pelo grande J. K. Simmons, o JJJ nos filmes do Homem-Aranha. Atualmente este ator, tão genial quanto subestimado, está em Obrigado por Fumar. Em Oz, seu Vernon era assustador, o personagem que mais parecia um autêntico vilão. Este neonazista cometia atrocidades sem deixar de sorrir. Contudo, quase todas as maldades que aprontava acabavam se voltando contra ele ou sua família, especialmente seus dois filhos.

Simon Adebisi - Adewale Akinnuoye-Agbaje, antes de ser Mr. Eko em LOST, já fazia história na tv. Adebisi é o personagem mais imprevisível da série, aparentando sofrer de múltiplas personalidades. Dependendo da direção do vento ele pode ser um estuprador irracional ou um traficante mais astuto que Ryan O'Reily. Mas há momentos em que torna-se extremamente religioso assim como defensor da superioridade negra. E há episódios em que flutua entre esses “estágios”. Uma interpretação antológica de Adewale.

Shirley Bellinger – Interpretada pela sensacional Kathryn Erbe (de Law & Order: Criminal Intent). Shirley teve participação pequena (estava condenada à morte), mas inesquecível em Oz. Ela matou a sangue frio sua filha pequena por motivos nunca totalmente explicados. Raramente parecia arrependida do crime e divertia-se muito com o sofrimento que causava em outros. Sua luta para escapar da morte evitou as armadilhas sentimentais do gênero. Sua cena de execução é inesquecível e polêmica.
___________________________________________________________

Marcadores: , ,