sábado, agosto 12, 2006

O mistério dos atores


Sou Henry Gale e vim de Minnesota para enlouquecer Locke!

Recentemente me envolvi numa discussão no blog Diário de um Cinéfilo. O assunto era Kate Bosworth em Superman – O Retorno. Muitos criticaram a atriz, outros a defenderam. Isso me deixou intrigado. Como se decide quem é bom ator? Debater um filme é complicado. Mas é possível recorrer a novos argumentos através de elementos do filme. "Vence" quem argumenta melhor. Porém, debater atuações é pior, pois não há nada concreto para ser discutido. Como se avalia uma atuação? Não com calculadora.

Por exemplo, eu afirmo que aquele ator fala e gesticula bem. Mas o que é boa entonação e gesticulação? Se digo que Paul Walker é melhor que Marlon Brando, como provar o contrário? Talvez me lembrem que Brando foi mais importante e versátil. Mas versatilidade não prova talento. Há atores que fizeram história repetindo um tipo, como John Wayne. Uma solução seria estudar escolas de atuação e escolher a "correta". Muitos fazem isso no Brasil, rejeitando atuações fora do "naturalismo televisivo".

Outra opção é verificar em qual escola cada ator se encaixa e recusar quem não se enquadra. É um método aparentemente mais flexível, mas conservador, pois recusa inovações. Um método de avaliação popular é julgar se a personalidade e físico dos atores estão adequados ao papel. Porém, alguns filmes precisam de alguém inadequado... Assim é possível perceber que atuação é terreno pantanoso. Por isso muitos críticos não comentam atuações. É uma estratégia segura. Levando isso em conta, não fingirei que sei como avaliar corretamente atores.

Mas mencionarei um ator que me impressionou recentemente, Michael Emerson do seriado LOST. Ao tentar explicar por que ele é ótimo talvez eu consiga pistas para resolver o mistério dos atores. Emerson interpreta "Henry Gale de Minnesota", que teria caído de balão na ilha. Contudo, fica claro para os sobreviventes do 815 que Henry é um dos "outros". Mantido prisioneiro, ele nada revela quando interrogado. Pelo contrário, Emerson evita revelar o verdadeiro Henry. Afinal, uma coisa fica clara sobre seu Henry: ele é um ator!

Isso mesmo, para cada sobrevivente que Henry encontra, ele interpreta um personagem diferente. Para Sayid ele atua como um coelho assustado. Para Locke seu personagem parece saber os segredos da ilha. Diante de Jack, Henry é arrogante. E para Ana-Lucia ele age como um assassino perigoso. Ou seja, Michael Emerson é um ator que interpreta um ator com diversos papéis. Com rosto opaco, ele nos deixa pensar o que quisermos sobre seu(s) diverso(s) personagem(s). Talvez aí esteja o segredo dos grandes atores. São mentirosos que escondem o verdadeiro "eu". Ou é outra pista falsa? O mistério continua...

Michael Emerson IMDB
Michael Emerson Wikipedia ___________________________________________________________

Marcadores: , , ,