quinta-feira, julho 13, 2006

DVD: No Rastro da Bala


Vi esse filme porque alguns blogueiros falaram bem dele. Concordei com eles? Bem, achei o filme uma bagunça enorme de elementos (fotografia, montagem, enredo, elenco). Apesar disso, ou quem sabe por causa disso, eu curti o filme. Deve ser o que chamam de guilty pleasure. Na história, um bandidinho (Paul Walker, talvez o pior ator da atualidade) recebe ordem de livrar-se de arma usada num homicídio. Esperto, nosso anti-herói guarda o revólver pra mais tarde chantagear o patrão.

Infelizmente, o amigo de seu filho rouba a arma pra atirar no padrasto, um dos personagens mais inacreditáveis, um mafioso russo obcecado por John Wayne. O garoto foge e começa a corrida de Walker para pegar a arma antes que seus colegas bandidos percebam tudo. A busca também envolve e coloca em perigo o filho de Walker e sua esposa (Vera Farmiga, excelente atriz que em breve estrela The Departed do Scorsese). Apesar de No Rastro da Bala começar como um Peckinpah moderno, ele prossegue lembrando diversos seriados de tv.

Conforme Renato Doho bem observou no seu blog RD-B Side, há flash-backs estilo CSI. Mas o filme lembra mesmo é 24 e seu acúmulo de situações-limite. As confusões aprontadas pelo garoto fujão, por exemplo, lembram as trapalhadas da Kim (filha de Jack Bauer) na segunda temporada de 24. Na verdade quase perdi a paciência quando o moleque é capturado por um casal pedófilo. Mas essa é justamente a melhor seqüência, com bom trabalho de câmera, fotografia e direção de arte.


No mais, o diretor Wayne Kramer (do supostamente bom The Cooler) atira pra todos os lados. Cada cena é fotografada de um jeito diferente, a edição é histérica e tudo termina de modo tão barulhento quanto no começo. Sem medo de ser feliz, Kramer fez um filme que surpreende por ser tão cheio de personalidade. Mesmo errando muito, prefiro filmes assim, que erram sem medo de errar. Eles são melhores que o entretenimento asséptico que Hollywood costuma vomitar anualmente.

No Rastro da Bala (Wayne Kramer, 2006) = 5, talvez mais, talvez menos. ___________________________________________________________

Marcadores: , ,