sábado, junho 10, 2006

FAMKE JANSSEN


Atendendo a pedidos (pois é...) retomarei a sessão Musa da Semana. Só preciso definir um dia melhor que sábado para postar. A escolhida da semana é a holandesa Famke Janssen. A bela nasceu em Amsterdã em 1965 e desde adolescente sua beleza foi passaporte óbvio para o mundo da moda. Mas ela nunca se descuidou da educação. É fluente em holandês, alemão, inglês e francês, além de formada em Economia na Universidade de Amsterdã. Contudo, preferiu a carreira de modelo, vindo a morar nos EUA nos anos 80. Na América, arranjou tempo para formar-se em Escrita e Literatura na Columbia University em Nova York. Nesse período começou a buscar algo mais que trabalhos de modelo. Estudou atuação com Harold Guskin e depois mudou-se para Los Angeles.

Desde então Famke mostrou que é competente, versátil, e sabe escolher os papéis certos. Já trabalhou com Woddy Allen e atualmente é musa dos fãs de quadrinhos graças ao papel de Fênix na franquia X-Men. Mas sua melhor interpretação, para mim, é no papel de Ava Moore na segunda temporada do seriado Nip/Tuck. Ela faz uma víbora de aparência inofensiva (e um segredo inacreditável) que abala os cirurgiões plásticos do programa. Um papel inesquecível que definiu a temporada e tocou os fãs da série. No cinema seus próximos papeis prometem ser mais desafiadores. Ela estrela os independentes The Treatment (comédia nova-iorquina) e Turn the River, sobre uma mulher viciada em jogo. Esperta e sexy, sua carreira no cinema parece estar apenas decolando.

Filmografia vista

X-Men – O Desafio Final (Brett Ratner, 2006) = 5
Nip/Tuck – segunda temporada (Ryan Murphy, 2004) = 9
X-Men 2 (Brian Synger, 2003) = 7
Refém do Silêncio (Gary Fleder, 2001) = 2
X-Men – O Filme (Brian Synger, 2000) = 6
Cartas na Mesa (John Dahl ,1998) = 4
Celebridades (Woddy Allen, 1998) = 5
007 Contra Goldeneye (Martin Campbell,1995) = ?, sei lá, os últimos 007 são todos iguais ___________________________________________________________

Marcadores: ,