sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Desejo e Reparação

(Joe Wright, 2007)

Revista Paisà atualisada. Dessa vez só tem crítica de filme polêmico: A Desconhecida, Eu Sou a Lenda e o romeno 4 Meses. Eu fiquei com Desejo e Reparação. Para ler minha crítica, clique aqui.

Uma coisa que faltou abordar no meu texto (por falta de espaço) foi a seqüência final. O Filipe Furtado já tinha esboçado algo no blogue dele sobre os problemas do desfecho do filme, então vou contribuir com algums idéias minhas. Basicamente, Joe Wright quer que a gente perdoe a Briony pelo que fez e ainda quer nos emocionar com a redenção literária dela. Ele realmente acredita que uma reparação, ainda que mínima, é possível através da arte. Daí a aparição da Briony num desses programas de TV em que os entrevistados confessam suas mazelas publicamente; daí a imagem do casal andando feliz na praia. Achei isso bem ingênuo. Pessoalmente, prefiro o desfecho do livro - lá a conclusão é seca e o que fica na mente do leitor é a incrível arrogância da Briony em querer consertar o mundo através da arte.

Marcadores: , , ,