sexta-feira, março 09, 2007

Hollywoodland – Bastidores da Fama

(Allen Coulter, 2006)

Francamente, é difícil não comparar este badalado Hollywoodland com o injustamente menosprezado Dália Negra. Os pontos de partidas são similares (mortes misteriosas, investigações na terra do cinema), mas Dália Negra tem um jogo de câmera muito superior. Além disso o filme do De Palma é político, porque critica Hollywood. Ele mostra forças sociais corrompidas que, entre outras coisas, tornam cadáveres mutilados em celebridades e recolhem figurantes em caminhões como bóia-frias.

Hollywoodland parece uma crítica à indústria do cinema, mas a decadência e morte de George Reeves (o Superman da TV) não são fruto dessas forças sociais e sim de suas más escolhas amorosas. Suicídio ou assassinato, pouco importa, ele morreu porque dormiu com duas mulheres erradas. Hollywoodland poderia então ter sido um belo melodrama, mas o diretor Allen Coulter é "sofisticado" demais pra se sujeitar a isso. Ou seja, este filme não é policial nem história de amor perdido (ou ambos!) mas uma novela das oito insossa, pretensiosa e irritante.

Originalmente publicado no site Plano a Plano em 27.10.2006. ___________________________________________________________

Marcadores: , ,