segunda-feira, março 05, 2007

E por falar no princípio do cinema...

A Nina, amiga minha, mandou este e-mail. Ela é uma das responsáveis pelo Cineclube Equipe.

O Cineclube Equipe do Instituto Equipe Cultura e Cidadania tem o prazer de convidar a todos para sua primeira sessão do ano, "O PRIMEIRO CINEMA ", no sábado dia 10 de março de 2007, no auditório do Colégio Equipe.

Em 2007, o Cineclube apresenta o Panorama Estórias do Cinema, uma tentativa de reconstruir e redescobrir nosso olhar para as imagens em movimento.
Adotamos a linha cronológica como guia para (re)vermos o antigo como se fosse a primeira vez, buscando, sempre, compreender a nós mesmos e a nossa sociedade. Estórias, porque não são todas, são algumas das que nos interessam, entendidas em seus contextos específicos. Não pretendemos esgotar nenhum tema. Queremos, sim, abrir mais janelas para que as discussões se estendam para fora de nosso espaço e sejamos capazes de criar novas relações, talvez escondidas atrás do que parece já conhecido e acabado.

15h30 - Venda de bottoms, exposição de murais informativos sobre os filmes, livros à disposição e bombinière, ao som de banda no agradável hall de entrada.
16h - Exibição de mais de vinte filmes de curta-metragem realizados entre os anos 1894 e 1912. Entre eles estão "O grande assalto ao trem" (1903) de Edwin Porter, considerado o primeiro filme faroeste do cinema; "A chegada do trem" dos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière; quatro filmes do mestre dos efeitos especiais Georges Méliès, incluindo "Viagem à Lua" e outros de grande importância.
17h30 - Intervalo.
18h - Debate com Flavia Cesarino Costa, autora de "O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação", seguido de sorteio do livro.

O valor do ingresso é de R$4,00.

Mais cedo, no mesmo dia, às 10h, o Cineclubinho Equipe exibirá "James e o Pêssego Gigante" (1996) de Henry Selick, seguido de uma atividade lúdica com as crianças e sorteio do livro de Road Dahl que inspirou o filme. (Ingresso: R$2,00)

Para mais informações e programação completa da sessão, visite o nosso site: http://www.cineclubeequipe.blogger.com.br/
Não deixe de comparecer!

Núcleo de Cultura do Instituto Equipe Cultura e Cidadania
___________________________________________________________

Marcadores: ,