terça-feira, maio 15, 2007

Homem-Aranha 3

(Sam Raimi, 2007)

Sam Raimi é um malandro. Protegido pelo sucesso da franquia Homem-Aranha, Sam fez um blockbuster torto e incômodo – estrelado por um herói egoísta e egocêntrico, que não presta atenção nos amigos. Neste terceiro filme, Peter Parker aprende que seu lema "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades", também se aplica às amizades. Principalmente seu amor Mary Jane, cuja carreira de atriz desaba no começo da história. Enquanto isso, o Homem-Aranha está no auge da popularidade. É evidente no olhar de Mary a inveja que sente dele, como na cena em que ela, na saída do teatro, acredita ser aplaudida pela multidão. Por outro lado, Peter está embriagado demais pelo sucesso para ver os problemas dela.

Isso fica claro quando ele beija Gwen (Bryce Dallas Howard) de ponta-cabeça numa cerimônia pública. A seqüência é uma xerox banal do grande momento do primeiro filme, o beijo entre Peter e Mary na chuva. Por isso nos sentimos exatamente como Mary, que também vê o "novo" beijo. Aliás, é curioso esse comentário de Sam sobre a vulgarização de momentos íntimos pela sociedade do espetáculo. Traça paralelos inesperados com A Conquista da Honra de Clint Eastwood, onde soldados revivem publicamente seu momento de glória na Guerra.

Voltando ao Homem-Aranha 3, além da relação amorosa, também há ambigüidade na ligação com os vilões. Chega a ser desconfortável o alívio de Peter diante da amnésia do amigo Harry (que tinha jurado se vingar do Homem-Aranha). E após Harry recuperar a memória, Peter deforma o rosto dele numa luta estúpida, provocada por ciúmes em relação a Mary. O diretor Sam Raimi sugere que para ser herói, não basta salvar pessoas. É preciso preservar amizades e ter integridade pessoal. No desfecho, Peter atinge isso ao perdoar o Homem-Areia pela morte do tio (enquanto Mary e Harry perdoam Peter). Sam fez algo surpreendente: um filme de herói no qual o objetivo do herói é ser uma pessoa melhor. ___________________________________________________________

Marcadores: , ,