quarta-feira, outubro 31, 2007

Pílulas da Mostra

Caos (Youssef Chahine & Khaled Youssef, 2007)

Eu gosto dos novelões do Chahine (Alguém viu Alexandria Nova York?), mas esse aqui é capenga demais. Culpa do Youssef?

Cristóvão Colombo - O Enigma (Manoel de Oliveira, 2007)

A importância da História em nossas vidas. Seja a História oficial (dos livros escolares), a não-oficial e a dum casal unido há décadas.

De Volta à Normandia (Nicolas Philibert, 2007)

Um agradável trabalho de recuperação do passado, mas sem nostalgia reacionária. Contudo, por vezes Philibert parece estar apenas enchendo lingüiça.

Glória ao Cineasta! (Takeshi Kitano, 2007)

Comédia maluca sobre (e de) um cineasta que esgotou sua criatividade ou uma tiração de sarro com a possibilidade de filmar esse esgotamento? A resposta provavelmente é: as duas coisas. A primeira meia-hora é a mais engraçada.

O Homem de Londres (Béla Tarr, 2007)

As escolhas formais de Béla Tarr raramente se justificam. Pra começo de conversa, a fotografia é bonita demais prum filme que tenta retratar a vida áspera dum trabalhador do porto. Parece portfólio de que alguém tentando provar que é gênio.

Inútil (Jia Zhang-Ke, 2007)

Quando você começa a concordar com o ponto de vista de um dos retratados neste documentário, Jia Zhang-Ke puxa seu tapete e mostra que o ponto de vista oposto também é válido. Grande Jia!

A Questão Humana (Nicolas Klotz, 2007)

Belíssimo filme sobre um certo mal-estar contemporâneo onipresente (o filme se chama A Questão Humana, pô). A mentalidade do mundo empresarial em toda sua violência. Só não tenho certeza se a segunda metade do filme casa tão bem com a primeira.

Redacted (Brian De Palma, 2007)

“Quando você filma alguma coisa, no fundo você concorda com o que está filmando” – diálogo do soldado-cineasta. O grande dilema do mundo audiovisual.

Senhores do Crime (David Cronenberg, 2007)

Taí um filme complicado, que exige atenção. Seus defeitos aparentes talvez sejam suas virtudes e vice-versa. Freqüentemente dá a sensação que a câmera de Cronenberg briga com o texto. ___________________________________________________________

Marcadores: ,