domingo, dezembro 03, 2006

O Inferno segundo Clint Eastwood


Entrevista de Clint Eastwood para Los Angeles Times, "War is hell for the enemy too": http://www.latimes.com/entertainment/news/movies/la-et-letters24nov24,1,494776.story?ctrack=1&cset=true Leitura altamente recomendada.

Trata-se, é claro, de seus dois filmes mais recentes, A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers) e Letters From Iwo Jima. Ambos são sobre a Segunda Guerra Mundial, sendo que o primeiro tem o ponto de vista dos soldados americanos, enquanto o último tem o dos japoneses. E ambos são a visão de Eastwood, cuja entrevista ajuda a esclarecer qual é.

Politicamente falando, o artigo se esforça pra desmontar a imagem de Clint como direitista, uma vez que seus dois filmes mostram a futilidade da guerra e um desdém pela propaganda bélica. Mas nas entrelinhas dá pra sentir um cineasta americano, orgulhoso de valores como família, coragem pessoal (seja americana ou japonesa) e democracia. Sobre o último item, inclusive, ele acha que nem todos os países estão prontos pra democracia.

Isso apenas mostra, é claro, que seres humanos são mais complexos que etiquetas como "conservador" e "liberal"; e Eastwood é mais inteligente e sensato que muitos reacionários - e esquerdistas também...

___________________________________________________________

Marcadores: , , ,