quarta-feira, agosto 29, 2007

Hollywood é cruel

Quer uma prova que depois duma certa idade a maioria das atrizes ficam presas a certos papéis? Em 1999 Carrie-Anne Moss virou sensação da noite pro dia com o sucesso Matrix...

Em 2007 (8 anos depois!) Carrie-Anne Moss continua linda forte, digna e boa atriz... no papel de mãzona do protagonista adolescente do bacana Paranóia que estréia essa sexta.

Marcadores: , ,

terça-feira, agosto 28, 2007

Possuídos

Crítica minha do novo e excelente William Friedkin na Revista Paisà. Simplesmente imperdível (o filme, mas a crítica também né pessoal?). Para ler, clique aqui. ___________________________________________________________

Marcadores: , ,

segunda-feira, agosto 27, 2007

Owen Wilson tentou se matar

Não é piada. Pelo visto todo palhaço no fundo tem mesmo alma triste. Para saber mais, clique aqui, aqui também ou clique aqui. ___________________________________________________________

Marcadores: ,

domingo, agosto 26, 2007

Diário

Olá pessoal. Eu sei, fiquei fora de circulação por um tempo. Primeiro, estive doente, com uma gripe muita forte por uma semana. Cheguei a escrever uma crítica pra Paisà do ótimo Possuídos de Friedkin quando estava febril (talvez o estado mais apropriado pra escrever sobre um filme como esse). Depois que a gripe passou fiquei uns dias recolhido no meu canto resolvendo uns problemas pessoais. Mas agora voltei e prometo novas atualizações. Por enquanto fiquem de olho na coluna lateral que já conta com novidades. ___________________________________________________________

Marcadores: ,

quinta-feira, agosto 09, 2007

O retorno do Cineclube Equipe

O Cineclube Equipe (ótima iniciativa organizada pelos meus amigos Nina e Kim) voltou a funcionar. Segue abaixo o e-mail deles:


O Cineclube Equipe do Instituto Equipe Cultura e Cidadania, após intervalo de férias, tem o prazer de convidar a todos para a primeira sessão do semestre, Neo-Realismo Italiano, no sábado dia 18 de agosto de 2007, no auditório do Colégio Equipe. Na sessão, além da exibição de Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, e de debate com participação de Mauricio Hirata e Ilana Feldman, serão disponibilizados livros para consulta e murais informativos sobre o tema. Ao final, sorteio de livro.

Maurício Hirata desenvolve trabalhos em cinema/audiovisual, fotografia e design gráfico. É autor da dissertação A imagem Digital e o Cinema de Ficção Contemporâneo: duas possibilidades estéticas a partir do Dogma 95 pela ECA/USP e, atualmente, é Coordenador Executivo do Programa DOCTV.

Ilana Feldman é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Imagem da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu a pesquisa Paradoxos do visível: reality shows, estética e biopolítica. É redatora da revista eletrônica Cinética e colaboradora da Trópico.

Mais cedo, no mesmo dia, às 11h, o Cineclubinho Equipe exibirá Os Muppets conquistam Nova York (1984) de Frank Oz. Após a projeção, será realizado sorteio de livro e oficina de fantoches de meia. Haverá estoque de meias, mas pedimos aos pais que puderem que levem meias antigas de casa. (Ingresso: R$2,00)

Em 2007, o Cineclube apresenta o Panorama Estórias do Cinema, uma tentativa de reconstruir e redescobrir nosso olhar para as imagens em movimento.
Adotamos a linha cronológica como guia para (re)vermos o antigo como se fosse a primeira vez, buscando, sempre, compreender a nós mesmos e a nossa sociedade. Estórias, porque não são todas, são algumas das que nos interessam, entendidas em seus contextos específicos. Não pretendemos esgotar nenhum tema. Queremos, sim, abrir mais janelas para que as discussões se estendam para fora de nosso espaço e sejamos capazes de criar novas relações, talvez escondidas atrás do que parece já conhecido e acabado.

13h30 - Murais e livros informativos sobre o tema da sessão a disposição para leitura, exposição de fotografias produzidas pelo grupo do Cineclube a partir do estudo do movimento neo-realista, venda de bottoms e bombonière, ao som de bandas de alunos do Colégio Equipe no hall de entrada;
16h - Exibição de Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica;
17h50 - Intervalo;
17h50 - Debate com Maurício Hirata e Ilana Feldman, seguido de sorteio de livro.
O valor do ingresso é de R$4,00.

A programação do Panorama Estórias do Cinema continua em setembro com a Nouvelle Vague.

Para mais informações, visite o nosso site: Cineclube Equipe
Núcleo de Cultura do Instituto Equipe Cultura e Cidadania
___________________________________________________________

Marcadores: ,

quarta-feira, agosto 08, 2007

Filmes em Cabines

Acrescentei na coluna lateral os filmes vistos em cabines de imprensa. Esses filmes vão ficar "armazenados" nessa seção até estrearem no circuito comercial de São Paulo - quando serão transferidos para a seção Filmes no Cinema.
___________________________________________________________

Marcadores:

domingo, agosto 05, 2007

A passos de tartaruga

Você sabe que o Cinema Nacional ainda tem um longa caminho a percorrer quando na matéria da Veja desta semana um cara como o Daniel Filho é definido como grande artesão. Até concordo parcialmente que nossos diretores são mais autores que artesãos (não que um artesão não possa ser um autor - mas isso é uma discussão comprida...). Mas vamos ter bom senso e dignidade né?
___________________________________________________________

Marcadores:

quarta-feira, agosto 01, 2007

JULHO

Filmes no Cinema

Bobby (Emilio Estevez, 2006)
Conceição - Autor bom é autor morto (diversos, 2007)
Em Busca da Vida (Jia Zhang-ke, 2006)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (David Yates, 2007)
Medos Privados em Lugares Públicos (Alain Resnais, 2006)
Paris, Te Amo (diversos, 2006)
Quebra de Confiança (Billy Ray, 2007)
Ratatouille (Brad Bird, 2007)
Transformers (Michael Bay, 2007)

Filmes em Mostras

O Conformista (Bernardo Bertolucci, 1970)
O Chacal de Nahueltoro (Miguel Littín, 1969)
Rock 'n' Roll High School (Allan Arkush, 1979)

Filmes em Casa

A Névoa (Rupert Wainwright, 2005)
Ponte para Terabítia (Gabor Csupo, 2007)
Somos Marshall (McG, 2007)

Julho foi um mês de extremos. Ou dei notas muito boas ou notas muito ruins pros filmes vistos, com poucos intermediários. Em todo caso, foi um mês estimulante, com muitos filmes instigantes, incluindo aí duas obras-primas. Uma do chinês Jia Zhang-ke, a outra do mestre Alain Resnais (o filme do mês e talvez do ano). Contudo, preciso melhorar o número de fiilmes vistos por mês e retomar a seção Filmografias - revisão da obra completa de cineastas, tanto antigos quanto recentes. Agora em agosto, além de diretores coreanos, rever Bergman e Antonioni parece obrigatório.
___________________________________________________________

Marcadores:

A Comédia do Poder

Novos textos disponíveis no site da Revista Paisà, um dos quais foi escrito por mim. É a crítica de A Comédia do Poder de Claude Chabrol. Ainda não estreou em São Paulo, mas deve estar nos cinemas ainda este mês. Para ler a crítica, clique aqui . ___________________________________________________________

Marcadores: , ,

Os mestres estão partindo!

Marcadores: , ,